terça-feira, 1 de setembro de 2015

UMA AÇÃO PROFISSIONAL QUE RESULTOU NA VALORIZAÇÃO DE UM POVO

Há pouco mais de dois anos, fui convidado para assumir o cargo de Coordenador do Núcleo de Cultura do CEU Parelheiros, com o desafio de utilizar bem de minhas experiências profissionais e aprendizado político, para levar apara a unidade de CEU, um caráter que alavancasse a cultura local, contemplando com melhor oferta de opções culturais.  Um desafio instigante. 
Confesso (e comprovo) que não foi das tarefas mais fáceis, pois alí sequer havia recursos como espaço físico apropriado – som  - iluminação e gerador de energia para servir adequadamente para promoção de eventos e acomodação dos participantes.
Passou-se um ano e meio e a coisa só piorou. Porque até as atrações que recebíamos por meio de contratações da prefeitura, passaram a descartar suas apresentações no CEU, por falta de estrutura. Então iniciamos o duro tempo de colecionar prejuízos culturais: onde já tinha uma série de aparelhos de som com defeitos e iluminação queimada (pelo tempo de uso sem substituição) e sem previsão de reativação por cerca de dois anos antes de minha chegada, passamos a contabilizar também, a falta de contratação e envio de atrações por completo. Pois a esta altura a prefeitura já nos informara que estava sem recursos para dar continuidade às contratações feitas por um processo denominado PROART, que gerenciava atrações para todos os CEUs e casas de cultura. Findou-se aí a função cultural do CEU Parelheiros!
Pela Necessidade de fazer acontecer efetivamente algo que viesse tornar possível a elevação dos índices culturais da localidade que tanto se fala ser dos piores de desenvolvimento humano da capital e, conhecedor da real situação do descaso com Parelheiros, ousei buscar ajuda para ver concretizar no CEU, a implantação do equipamento essencial para resolver todos os problemas apontados anteriormente, o teatro.  Uma vez que a instalação deste, já abrirá dezenas de oportunidades de promoção de diversas ações culturais que não dependem da contratação, posto que, diferentes companhias de entretenimento se oferecem gratuitamente para realizar espetáculos no espaço, bem como os artistas regionais de diferentes modalidades ganham espaço apto para desenvolvimento de sua vocação cultural, contemplando a comunidade em geral.
Como dito no início deste artigo: Uma Conquista.  E devo dizer o porquê de partilhar isso com você internauta que me prestigia com a leitura de meu blog ao longo desses anos.
Muitos de vocês conhecem minha origem, minha caminhada de cidadão, meu currículo profissional e o quanto sou comprometido com causas públicas. 
Portanto, É um tanto honroso partilhar com as pessoas que acreditam na lisura de meu trabalho o resultado positivo de uma ação que vai beneficiar uma população nas próximas gerações.

A utilização de um teatro, a satisfação de ter empreendido meus esforços para ver acontecer algo que vai marcar a evolução cultural e a história de uma localidade carente de espaço e que confiou em minha atuação, é mais que uma conquista – é um prêmio para minha carreira profissional.  
Enfim, estou feliz por ter sido útil na defesa do interesse do povo que me acolheu.
*Dodô – Ex-Coordenador de Ação Cultural do CEU Parelheiros.



Nenhum comentário: